15.01.2018

Capacitação para uso de armamento não letal é promovida pela Destra

Integrantes da Autarquia receberam instruções para utilização de sprays incapacitantes recém-adquiridos

A Destra (Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes) realizou nesta sexta-feira (12), o curso de instrução para utilização de spray PSi Pró incapacitante não letal. Participaram da capacitação Guardas Municipais, Agentes de Trânsito da Autarquia e Defesa Civil. O curso foi ministrado pela equipe de treinamento Poly Defensor, empresa responsável por produzir o spray PSi Pró. Na ocasião foram abordadas informações relacionadas ao armamento não letal, como conceitos; legislação; modos de armazenamento; técnicas de uso; como proceder na descontaminação do produto; controle e gerenciamento de crise. Na parte prática os participantes receberam jatos dos espargidores, para sentir a intensidade do produto quando é aplicado no ser humano.

Os sprays utilizados no curso já foram adquiridos pela Destra e, posteriormente, serão distribuídos para o efetivo. “Nossa proposta é equipar tanto os agentes como os guardas com instrumentos que possam ser usados na defesa deles e desempenho da função. Esse é um equipamento moderno, aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Polícia Federal e Exército, atendendo inclusive diretrizes humanitárias estipuladas pela ONU (Organização das Nações Unidas) no uso da força pelos agentes públicos de segurança. Esse é um ganho dentro na nossa política de deixar o pessoal o mais equipado possível para desempenhar suas funções com mais tranquilidade e confiança", explicou o presidente da Destra, Hermes Melo.

Esse tipo de armamento não letal pode ser empregado para incapacitar, inquietar ou imobilizar, temporariamente, agressores. Produzido com  ingredientes ativos de óleos vegetais de graduação alimentícia, sua ação minimiza danos à integridade física de todos os envolvidos direta ou indiretamente nas ações, sem causar consequências indesejadas ao ser humano, propriedade ou meio ambiente. “A Destra está adquirindo um produto que hoje é um destaque das tecnologias não letais. Ele é o mais avançado nesse setor porque cumpre três requisitos humanitários, exarados pelos organismos internacionais de direitos humanos, que são: preservação dos inocentes, reversibilidade e não causar sofrimento além do necessário para conter ação agressiva”, pontuou o instrutor da Poly Defensor, Rogério Beltrão.

Ao todo, 27 integrantes da Destra participaram da capacitação, se tornando, ao final do curso, não só operadores, mas também multiplicadores instruídos para realizar a habilitação de novos operadores desse tipo de armamento não letal.

Confira mais fotos aqui

EMERGÊNCIA DE TRÂNSITO? LIGUE 118