Perguntas Frequentes


De acordo com a Lei Estadual Nº 10.643/91 é permitido aos idosos com idade superior a 65 anos viajar de forma gratuita em transporte coletivo intermunicipal. Nas linhas com características rodoviárias o idoso deve realizar a reserva da passagem no guichê de vendas e agências das empresas ou terminais rodoviários, com antecedência mínima de seis horas, apresentando documento de identificação com foto. Para garantir esse direito em linhas com características urbanas, é necessário ao adentrar no veículo a apresentação do documento de identificação com foto ou apresentar o Leva Idoso, que é disponibilizado para os usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros de Caruaru com idade superior a 60 anos. Os interessados em obter o cartão devem realizar o cadastro de forma gratuita e presencial, apresentando RG, CPF e Comprovante de Residência no atendimento Leva, localizado no Shopping Difusora.
A Destra é a Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes de Caruaru e, por esse motivo, sua circunscrição se limita ao território caruaruense. De acordo com o inciso XXIII do Art. 4º, da Lei Nº 4762 de 9 de março de 2009, é competência da Destra disciplinar, conceder, operar e fiscalizar os serviços de transporte público de passageiros em geral no âmbito do município.
Você pode solicitar a Destra autorização de interdição de vias para eventos, na página inicial deste site, na aba “Interdição/Sinalização”. Já em casos de praças, é necessário entrar em contato com a Seurb (Secretaria de Urbanismo e Obras), que fica localizada na rua Visconde de Inhaúma, 1191, bairro Maurício de Nassau, e funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 13h. O número para contato é o (81) 3721-3640 ou 3719-1033.
Essa informação pode ser consultada acessando www.detran.pe.gov.br na página inicial do site, na área “Consultar Placa”.
Sim. Na página inicial do site, na área “e-Serviços” o interessado deve acessar Recursos de Infração. Nesta aba haverá o passo a passo de como deve ser realizado o procedimento.
Em situações como essa é necessário entrar em contato imediatamente com o Corpo de Bombeiros, por meio do 193. A Defesa Civil atua no sentido de prevenção e, caso solicitado, auxiliando o Corpo de Bombeiros durante a ação. Ela também atua após a ocorrência, verificando se a área onde ocorreu o incêndio gera algum risco para a comunidade.
Sendo logradouros municipais, é importante entrar em contato com a Destra para relatar o problema, através do 118. Para solicitar a implantação de sinalização naqueles locais que não possuem você pode acessar a aba “Interdição/Sinalização” na página inicial deste site. Já no caso de rodovia é importante verificar se ela é Estadual (PE) ou Federal (BR). No primeiro caso, a manutenção dessas áreas cabe ao DER (Departamento Estadual de Estradas e Rodagens), já no segundo, compete ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
O usuário pode ligar para a Destra através do (81) 3723-2838 ou 3701-1174 para informar o ocorrido, a fim de que o setor responsável tome as medidas cabíveis.
Emergências de trânsito nas vias municipais, como acidentes, placas danificadas, sinalização que necessite de manutenção, bem como interdição de vias de forma irregular. É importante que em casos de acidentes sem vítimas, os próprios envolvidos solicitem o apoio da Destra, ou registrem a ocorrência na sede da Autarquia, em uma Delegacia de Polícia, ou de forma virtual, acessando: http://servicos.sds.pe.gov.br/delegacia/ Ações relativas ao trânsito nas rodovias federais, estaduais, bem como nas vias locais das BRs são de competência do DER e Denit e, em casos de acidentes, o DER e a PRF devem ser acionados, respectivamente.
Emergências de trânsito de forma geral, como acidentes, placas danificadas, sinalização que necessite de manutenção, interdição de vias de forma irregular, além de solicitações relacionadas a Defesa Civil, como vistoria em imóveis e áreas de risco.


Caso sua dúvida não esteja entre as citadas acima, compartilhe conosco seu questionamento no espaço abaixo.
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